4 de maio de 2012

Pão Brioche

Este pão transportou-me á minha infância, lembro-me das arrufadinhas da feira como se fosse hoje... Era uma presença assídua naquela padeira que ficava lá canto, com arrufadas ainda mornas, fofas e com aquela capinha de açúcar, nunca resistia! :)


Ingredientes:

120ml de Água Morna
250g de Farinha Preparada Pão Brioche - Nacional
2 Colheres de chá de açúcar
1 Colher de chá de água

Preparação:

No copo da bimby, deite a água e programe mais 5 minutos na temperatura 37ºc na velocidade 1.
Adicione a farinha e programe 5 minutos na velocidade espiga. Deixe levedar até que duplique o tamanho aproximadamente 30 minutos. Quando estiver levedada, molde bolas de massa e coloque numa forma untada ligeiramente com óleo, deixando entre as bolas uma distancia cerca de 2cm, leve ao forno ligado a 50º durante 45 minutos até que as bolas se unam. Bata um ovo com para pincelar a superfície dos pães, depois de levedar. Humedeça um pouco de açúcar com umas gotas de água e distribua pelos pães.
Aumente a temperatura do forno para 200ºC durante 12-15 minutos ou até obter uma crosta dourada.

34 comentários:

  1. Mónica que lindo ficou o teu brioche.
    Eu gosto imenso desse pão.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. MONICA ESSE BRIOCHE FICOU LINDO, PENA QUE AQUI EM CASA NÃO APRECIAM.
    BOM FIM DE SEMANA
    BJS

    ResponderEliminar
  3. Que linda flor, ficou mesmo bonita;)
    beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. Ai querida, conseguiste por-me a recuar também no tempo... que saudades dessa época. O que li encaixa-se perfeitamente em mim também... adoro esas arrufadinhas :)
    beijinhos e BFS

    ResponderEliminar
  5. Que bom, quem não gosto de um pão destes...ficou muito bonito!

    Bjs.

    ResponderEliminar
  6. Também adoro arrufadas. Acho aliás que não deve haver ninguém que não goste...
    O teu pão brioche ficou muito bonito.
    Beijinhos e bom fim-de-semana
    Belinha
    Mundo das Receitas
    http://mundodasreceitas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Amiga, esta brioche ficou lindissima amiga e bem grande , adorei!

    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Eu adoro, o teu ficou lindo e perfeito...bjs

    ResponderEliminar
  9. Também tenho algumas lembranças parecidas com a tua :)
    É tão bom lembrar-mo-nos da época da inocência :)

    Bjokas

    ResponderEliminar
  10. Que lindo e fofo :)
    faz mesmo lembrar as arrufadas...que boas.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  11. Adoro estes pães de brioche, ficou maravilhoso :))
    Beijinhos e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  12. Olá Mónica
    Fizeste-me recuar no tempo agora...também me lembro dos meus tempos de "moçoila" de comer estas arrufadinhas nas feiras, juntamente com os meus avós paternos, que saudades...
    Beijinho minha linda e tem um excelente fim de semana!

    ResponderEliminar
  13. que lindo que ficou!

    e deve ser delicioso!

    bjinhos

    ResponderEliminar
  14. Que lindo seu pão brioche Moniquita, quando era menina a long long long time hehehe minha mãe fazia um pão assim parecido e com aquela cobertura de açúcar que era a parte que eu mais gostava hehe. Adorei a massa. Ficou lindo...lindo. Bjos ótimo final de semana

    ResponderEliminar
  15. Que pão maravilhoso! Tem um aspecto fabuloso!
    Beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  16. Que delícia de pão adorei beijos

    ResponderEliminar
  17. Moni, uma fatia desse brioche agora era tudo o que eu queria...! Que belas lembranças, há tanto tempo que não como uma arrufada, que saudades!
    Maravilha:)
    Beijinhos e bom fim de semana:)

    ResponderEliminar
  18. querida que delicia de receita ...esta divina parabens ..eu tenho hoje bolo pãod e quyeijo não sei se vc conhece bjokas boa sexta feira

    ResponderEliminar
  19. Ai que bom aspecto amiga... adorei, deve ter ficado divinal!!!

    Sabor a infância é do melhor que há :) adoro arrufadas...

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  20. ai amiga seu apanha-se uma bolinha dessa brioche aiai comia e nao dizia nada a ninguem rsrrss ela esta 5* mt bonita bjs

    ResponderEliminar
  21. Ficou muito bonito e com certeza delicioso também...beijão

    ResponderEliminar
  22. Hummm, das sieht sehr lecker aus ;o)), am liebsten würde ich mir eine Portion wegnehmen ;o))
    Liebe Grüße
    Irène

    ResponderEliminar
  23. Oi Monica. Este brioche parece estar muito gostoso.

    Um abraço, Fabiana.
    http://sabornoprato.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  24. Gosto e gosto muito, quando era pequena também adorava comer arrufadas e sabiam-me sempre tão bem, agora é mesmo brioche todos os dias ao pequeno almoço que é impossível resistir :P beijinhos e uma boa semana

    ResponderEliminar
  25. Olá Moni,
    Vim espreitar o seu bloguinho e gostei muito das coisinhas gulosas, bonitas e simples que ele apresenta. Mesmo ao meu gosto! 1 'jinho.
    Em relação às arrufadas adoro e lembro-me que quando era pequena havia nas padarias uns bolos com uma massa tipo arrufada mas sem o açucar e o côco que tinham a forma de um cavalo ou de uma malinha. Isto foi na cidade de Portimão...

    ResponderEliminar
  26. Que recordações! E que saudades eu tenho desses pães de feira!!!

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita, as vossas opiniões e sugestões são muito importantes para mim.

Beijinhos